A forma como se tem lavado o seu uniforme está ligada a boa aparência e vida útil da peça!
- Agencia X10
- 2 de mar. de 2021
- 3 min de leitura

Apesar de parecer uma atividade corriqueira. Água, sabão, uma máquina de lavar e alguns esfregões. No entanto, como tudo na vida, não dá para ser feito de qualquer jeito.
Porquanto, pesquisamos e selecionamos as melhores práticas que devem ajudar você a preservar seu uniforme e prolongar ainda mais o seu uso.
1- Portanto siga sempre as orientações de lavagem que constam na etiqueta.
2- Inclusive a maioria já sabe, mas não custa lembrar. Não misture roupas brancas com coloridas na mesma lavagem.
3- Roupas escuras que também são lavadas com roupas claras podem pegar pelos das claras dando aquele aspecto de roupa velha e surrada.
4- Roupas claras lavadas com escuras podem ficar manchadas.
5- Ainda além de lavar uma peça colorida pela primeira vez, separe-a das demais e certifique se a mesma não solta tinta, geralmente isso acontece na primeira lavagem.
7- Ao separar as roupas para a lavagem é importante que elas estejam secas. Uma peça molhada no meio do cesto pode causar mofo e manchas.
8- Do mesmo modo os botões devem ser abertos durante a lavagem para não esgarçar as casas.
9- Lembre-se de sempre levantar os colarinhos.
10- Deixe as golas viradas.
11- O zíper deve ser sempre fechado.
12- Lave as roupas no avesso.
13- Suor e gordura corroem as fibras do tecido, pois isso lave regularmente o seu uniforme.
A MÁQUINA
14- Evite lavagens com a máquina muito cheia.
15- Evite deixar as peças de molho por um tempo prolongado.
16- Peças como Blazer, não devem ser lavadas na máquina.
17- Dissolva bem o sabão em pó ou qualquer alvejante em pó antes de adicionar a roupa.
18- Mediante o exposto, uma dica legal para tirar manchas é passar sabão líquido sobre a mancha, ainda com o uniforme seco. Também serve detergente. Deixe absorver por uns 15 minutos e coloque na máquina normalmente.
19- Em casos de manchas muito impregnadas, cuidado para não esfregar e comprometer todas as peças. Nestes casos o melhor é levar a uma lavanderia.
20- Primordialmente nunca esfregue uma peça de roupa na pedra do tanque com a escova. Essa prática pode até tirar a sujeira, mas compromete também às fibras e a cor do tecido.
21- Sobretudo o cloro é um inimigo das fibras e amarela o tecido. Por isso, evite o uso de água sanitária e fique de olho na qualidade da água, se ela estiver muito esbranquiçada, significa excesso de cloro.
22- Assim sendo cuidado com o uso excessivo do amaciante, o produto pode deixar a peça com aspecto ensebado se mal utilizado.
SECANDO A ROUPA
23- Nada de quarar as roupas no varal.
24- No quintal a secagem do uniforme deve ser preferencialmente na sombra.
25- Se não tiver quintal para estender o uniforme, procure uma área interna que tenha boa ventilação.
26- Por isso abuse dos cabides para pendurar seu uniforme ainda molhado no varal. Essa prática garante que a peça não sofra tantas deformações.
PASSANDO
27- Desta maneira muito cuidado com o ferro e suas respectivas temperaturas. Uma passadinha de ponta de ferro na temperatura errada pode fazer um bom estrago na peça, que vai desde um furo, até marcar o tecido deixando-o com aspecto brilhoso.
28- Uniformes com estampa devem ser passados do avesso em temperatura branda.
29- Cuidado dobrado tecidos 100% poliéster. Use paninhos para forrar e proteger o tecido, ou use protetor de ferro. Qualquer descuido e o tecido pode manchar.
30- Outrossim, como todas as etapas de lavagem, ao usar a secadora, leia antes as instruções da etiqueta. O uso indevido da secadora pode estragar e inclusive, encolher seu uniforme.

Fonte: 3 Uniformes
Comments