top of page

Quantas vezes é recomendado lavar sua máscara sem perder a eficácia?


Segundo a Anvisa, o ideal é lavar a máscara até 30 vezes e, depois, fazer a troca por outro modelo.

A pandemia do novo coronavírus adicionou um novo acessório à rotina da população: as máscaras faciais. As proteções servem como barreira física contra o vírus e podem ser reutilizadas ou descartadas, a depender do tipo de material.

O tempo máximo de uso ao longo do dia é de três horas, ou até o momento em que a proteção esteja úmida. As descartáveis, como as de TNT, não podem ser lavadas e, depois do uso, precisam ser descartadas. Proteções de tecido, por sua vez, permitem a reutilização, desde que armazenadas em sacos plásticos após o tempo máximo de uso para, posteriormente, serem higienizadas.

O que pouca gente sabe, porém, é que mesmo os itens reutilizáveis têm uma validade. Ao menos é o que orienta um guia elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que defende que as máscaras de tecido devem ser lavadas, no máximo, 30 vezes.

Ou seja, se a pessoa utiliza a máscara regularmente, o ideal é utilizar uma por mês e depois trocar por outro modelo. A recomendação foi feita em documento no qual há orientações gerais sobre as máscaras de uso não profissional.

Fonte: Metrópole

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone Google+
bottom of page