Máscara de tecido: tire todas as suas dúvidas sobre o uso e lavagem dessa máscara!
![](https://static.wixstatic.com/media/765ca9_cde68cb60e9f4abb914feb95189316b0~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_615,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/765ca9_cde68cb60e9f4abb914feb95189316b0~mv2.jpg)
Após passarem a ser obrigatórias o uso das máscaras de pano gera inúmeras dúvidas. A Iron Way pode esclarecer para você!
Confortáveis ou não, é impossível negar a importância das máscara de pano durante a pandemia de coronavírus. Municípios catarinenses, como o de Florianópolis, tornaram o uso das máscaras de pano obrigatório para evitar a proliferação da Covid-19.
Diante dessa nova realidade, surgem inúmeras dúvidas. Quais cuidados devo ter? Como faço a lavagem? Por quanto tempo posso usar? Vamos respondê-las. O uso da máscara de pano é fundamental, pois complementa as outras medidas de higiene que devem ser adotadas. Assim, é necessário a higienização das superfícies e das mãos, o cuidado com o distanciamento e a etiqueta da tosse.
“Sem esses cuidados, a máscara não adiantará tanto”, conta. A máscara de pano é uma arma a mais no combate ao coronavírus “Isso significa que estamos subindo degraus para evitar a contaminação”.
A principal função da máscara de pano é evitar que, caso a pessoa esteja infectada pelo coronavírus, transmita a doença, uma vez que a “pessoa pode estar ótima, sem sintomas, e ainda estar doente”, conta o infectologista. Eu uso pois posso estar infectado e não estou sabendo. Isso evita que eu contamine as pessoas que estão nas minhas redondezas. Se o outro fazer o mesmo, eu estarei protegendo ele e ele estará me protegendo. Todo mundo estará lucrando” conta o infectologista.
Não era recomendado e agora é, o que mudou?
Houve uma mudança na postura dos órgãos de saúde em relação às máscaras de pano, afirma Araújo. Ainda nas primeiras semanas de isolamento, a máscara era sugerida apenas àqueles que estavam doentes e aos profissionais de saúde.
Na época, a recomendação era uma forma de evitar que as pessoas passassem a adquirir máscaras cirúrgicas, destinado as pessoas que atuam diretamente contra a proliferação da pandemia de coronavírus. Estas máscaras são as mais eficientes para a filtragem.
“Depois que viram a experiência positiva do uso da máscara de pano em outros países, principalmente os orientais, os órgãos começaram a estimular o uso pelas comunidades” conta. “Entretanto esse grupo deve utilizar as máscaras de pano e não as cirúrgicas”, salienta.
O que também contribuiu para a mudança de postura foi a identificação de vários casos assintomáticos – pessoas que estão infectadas pelo coronavírus mas que não apresentam sintomas da doença, como febre e tosse.
Qual é o melhor pano? Algodão, pano de louça, camiseta?
“A escolha do pano tem que equilibrar o conforto e a eficiência do pano contra a infecção. Se a máscara for desconfortável, você vai acabar tocando mais no rosto, o que não adiantará muito na proteção”.
Araújo cita uma pesquisa que testou os diferentes tecidos, avaliando tanto o conforto como a eficácia dos materiais. Os estudos tiveram como referência a máscara cirúrgica, que filtra 90% das partículas que possuem o mesmo tamanho do coronavírus.
O pano de saco de aspirador de pó foi o mais eficiente no quesito proteção, chegando bem próxima à eficácia das máscaras hospitalares. “Depois vieram toalhas de cozinhas, que filtraram 73%, e depois a fronha e o algodão de camisetas esportivas, que filtraram mais que 50%”.
Após essa primeira etapa, a pesquisa identificou qual tecido os entrevistados mais gostaram. Os eleitos foram as camisetas e as fronhas de travesseiro.
“Qualquer tipo de máscaras é melhor que nada. Saiam com máscaras, feitas de qualquer pano. E tem que ser confortável, se não não adianta, pois você acabar colocando a mão no rosto, o que é pior”.
Como deve ser feito o uso? Onde posso tocar?
“Não colocar a mão no rosto é a primeira regra. Na máscara, só se pode mexer no laço ou no elástico, de preferência depois de ter lavado as mãos”. Para evitar o toque na máscara, deve-se vesti-la ajustando de forma que ela cubra o nariz e a boca.
Lavagem
Quando devo lavar a máscara?
“Não é muito bem estabelecido qual o prazo. A nota técnica da Secretaria de Saúde de Florianópolis sugere trocar a máscara após duas horas de uso ou até elas emudecerem. A máscara úmida diminui a propriedade do material de filtrar”.
“Mas acho a restrição muito rigorosa. As vezes dá pra usar uma por período: uma de manhã, uma de tarde e assim vai. Isso enquanto não tiver molhado ou com mal cheiro”.
Como lavar?
“Tem duas formas: lavar com água e sabão e deixar a máscara secar ou deixar a mascara por 30 minutos em uma solução de água sanitária”. Apesar de ainda não haver estudo comprovando qual método é o mais eficiente, Araújo sugere o segundo.
“Em tese, o detergente é suficiente para limpar superfícies lisas. Mas às vezes não é suficiente para destruir todo o coronavírus, principalmente em superfícies de pano”, conta.
Como limpar com água sanitária:
Primeiro deve-se fazer uma mistura com dez ml de agua sanitária e 500 ml de água corrente. Em seguida, com as mãos lavadas, deve-se retirar e colocar máscara de pano na mistura.
“Depois tem quem enxague, com água e sabão, para não ficar o cheiro da água sanitária. E tem quem só deixa secar, sem enxaguá-la. Depende da preferência, pois o vírus já “morre” na água sanitária”.
Reutilização e descarte
Após lavada, posso reutilizar a máscara usada por outra pessoa?
“Desde que a máscara esteja lavada, não tem problema. Mas a máscara de pano é como se fosse um equipamento pessoal de proteção. É melhor dividir, uma para cada um, para melhorar o cuidado e a proteção”.
Quando devo descartar as máscaras de pano?
“Depende do pano. A hora que perceber que o pano envelheceu, ele deve ser trocado”.
E as máscaras descartáveis?
“O descarte deve ser feito em lixo não reciclável, pois a máscara deve ir direto para um aterro. A sugestão é colocar dentro de um saco plástico e joga no lixo não reciclável”.
Fonte: ndmais