Qual o tecido ideal para meu jaleco?
![](https://static.wixstatic.com/media/060cbc_679ab125c84447bbabec5c1f3a7dea31~mv2.png/v1/fill/w_800,h_800,al_c,q_90,enc_auto/060cbc_679ab125c84447bbabec5c1f3a7dea31~mv2.png)
A indústria têxtil está em constante evolução e muitos profissionais da saúde têm dúvida com relação a suas roupas de trabalho, especificamente, sobre o tecido usado para a sua fabricação.
Qual é o tecido ideal para o meu jaleco? É melhor ele em poliéster ou algodão? Quais as características que devo analisar?
Durante anos, o poliéster de qualidade inferior tem sido o tecido padrão usado para confecção de jalecos. Porém, recentemente, com foco no conforto, funcionalidade e durabilidade das peças, têm se adotado o uso do poliéster de boa qualidade, do algodão e da tecnologia antimicrobiana incorporada na estrutura do tecido.
Ao escolher o tecido ideal para o seu jaleco, você deve levar em consideração algumas características como: conforto, durabilidade, estética, custo, resistência ao amassado e se tem ou não tecnologia antimicrobiana.
Lembre-se que para jaleco a regra é: quanto mais peso, melhor o caimento.
Dentre os diversos tipos de tecidos que existem na indústria têxtil, selecionamos três que são os mais comumente usados:
Oxford
Oxford é um tecido sintético de ligamento tela composto por poliéster. É leve, de baixo custo e não amassa com facilidade, porém, tem uma aparência mais rígida, o toque não é muito agradável e não tem um bom caimento.
Gabardine
A gabardine é um tecido de ligamento sarja na qual a estrutura dos fios é na diagonal. É composto por poliéster 100% ou uma porcentagem de poliéster e outra de algodão, podendo variar de fornecedor para fornecedor. Possui alta resistência e durabilidade; bom caimento e é esteticamente agradável. Tem o melhor custo/benefício.
Sarja de algodão
O tecido de sarja de algodão é composto por 100% algodão. Possui ligamento de fios na diagonal, por isso é bastante resiliente, maleável e não suja com facilidade. É um tecido mais pesado em relação aos outros citados, por isso o uso ideal é em jalecos especiais, como para a indústria, por exemplo. Seu custo varia de acordo com a qualidade e fabricante.
Mas o que eu faço com isso? Aonde vou achar esses tecidos?
Independente de tipo de tecido, cada fornecedor e/ou marca desenvolve tecidos com nomes e composições diferentes, o que vai interferir diretamente na qualidade do produto. Por isso é importante conhecer as características e a composição de cada artigo e analisar qual se adéqua melhor a sua necessidade.