O que as cores dizem sobre sua empresa?
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As cores afetam nossos sentimentos e nossas emoções nos mais variados níveis. Elas têm o poder de mudar nosso humor instantaneamente para melhor ou para pior. Elas nos motivam, nos desanimam, nos afastam ou nos aproximam. Causam nostalgia ou alegria. Estimulam uma ação ou uma reação. E quando escolhemos a cor certa para uma determinada marca, ela pode ser muito importante na hora de contar a história e firmar a identidade de uma empresa.
O uso das cores pode ser uma poderosa maneira de orientar as associações que os consumidores fazem sobre uma marca. Cerca de 80% da informação visual em relação a uma logo/marca diz respeito à sua cor e, por isso, antes de escolher uma cor para sua empresa, é importante estudar com cuidado qual é seu significado e simbologia, quais os sentimentos e sensações que ela causa e o mais importante: qual é o contexto em que ela será inserida.
Por exemplo, a cor vermelha na psicologia das cores significa excitação, paixão, amor, ação, desejo, energia, força, etc. Pode significar também fogo, perigo, agressão e atenção. Quando esta cor é usada pelo McDonald’s, por exemplo, o vermelho serve para energizar e atrair a atenção de clientes em potencial. O vermelho também é considerado por alguns psicólogos como um estimulante da fome, o que pode ajudá-los a vender mais.
No entanto, se o vermelho for usado em uma companhia aérea, como por exemplo aBritish Airways ou Avianca, o vermelho não representa o mesmo que para a indústria alimentícia. Para a aviação, o vermelho remete algo caloroso, refletindo uma sensação de carinho e afeto, e consequentemente ajuda a fazer com que os clientes se sintam mais confortáveis ao voar.
Para a marca de calçados Vans, a cor vermelha busca evocar sentimentos de desejo e paixão, com a esperança de que os clientes liguem esses conceitos intrinsecamente à sua marca. Já para a indústria automobilística, como a marca Audi, a cor vermelha deve expressar masculinidade, força e poder.
Mas como o vermelho pode significar tantas coisas diferentes ao mesmo tempo? A resposta é simples, está no contexto.
O posicionamento de uma marca é feito através dos desejos e necessidades dos consumidores. As marcas disputam um “espaço” na mente dos consumidores, e como já vimos, as cores são fatores importantíssimos para estimular associações e se diferenciar dos concorrentes dentro de uma indústria. Portanto, o contexto da indústria em que se insere é um fator essencial que ajuda a determinar as escolhas de cores feitas pelas empresas para sua marca.