Dicas de posições de logo em uniformes
![](https://static.wixstatic.com/media/060cbc_8c05e735a82148d4a8970add2d435403~mv2.png/v1/fill/w_80,h_80,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_avif,quality_auto/060cbc_8c05e735a82148d4a8970add2d435403~mv2.png)
Mesmo que pareça ser uma tarefa simples posicionar o logo da sua empresa em uniformes profissionais, existem muitas formas de fazê-la e mais de um lugar para posicioná-lo. Muitas vezes é na sutileza e no detalhe que precisamos ficar atentos para ter um resultado assertivo e que seja esteticamente agradável.
A primeira coisa a considerar para posicionar seu logo é o tamanho do logo. Depois, quais elementos possui (símbolos, nomes, imagens, site, etc.), qual é a sua cor, e, por último, em qual peça do uniforme você gostaria que aparecesse ou mais se adequa a sua proposta de marketing e identidade de marca.
Outro passo importante é escolher a forma de aplicar o logo no uniforme. No mercado temos várias opções de aplicação: silk, bordado, termocolante e tag. A escolha da forma de aplicação irá refletir diretamente no resultado final e é importante saber para posicionar o logo da melhor forma.
Dica: É sempre bom fazer algumas amostras antes, pois pode ter diferença de fornecedor para fornecedor. Por exemplo, existem diversos tamanhos de pontos de bordado, o que vai diferenciar o tamanho e a textura final do logo. O termocolante, por sua vez, pode ter relevo alto ou baixo, e assim vai!
Agora, vamos ver as opções de posições de logo em cada peça de vestuário/uniforme:
Logo em camisetas, camisas e casacos
No peito:
O lugar mais comum para posicionar uma logo é um pouco para a esquerda do peito. Esse local funciona bem, pois é onde a maioria das empresas usam. É ideal para quem busca mostrar sua logo de forma mais sútil e clássica.
Outro local, que não é tão comum mas também funciona bem, é um pouco para a direita do peito.
O tamanho médio de um logo colocado no peito de uma camiseta e/ou camisa varia muito, depende da necessidade e identidade da empresa, mas começa em cerca de2cm até 12cm de largura.
Para camisas e/ou blazers com bolsos no peito à esquerda, é aconselhável que o logo seja colocado diretamente no bolso ou um pouco acima do bolso.
Na manga:
A logo pode ser posicionada também na manga de uma camiseta. Esse local geralmente funciona quando tem mais que um logo, e é um local de maior destaque. Por exemplo, você pode optar por colocar o logo no peito à esquerda e uma adicional na manga do lado oposto. Geralmente o logo é colocado a poucos centímetros acima da borda da manga.
Nas costas
A parte de trás da camiseta e/ou camisa é um local bastante ousado para aplicar um logo. É um local de bastante visibilidade. Esta posição geralmente é usada para eventos de lançamentos de produtos, feiras, etc.
Pode ser colocado em um tamanho grande no centro das costas, na parte inferior das costas, ou pode ser colocado também em tamanho pequeno no ombro direito ou esquerdo. A largura média dos bordados de um logo é de 22cm. Para logos impressos, o tamanho médio é de 35cm.
Calças e bermudas
Em bermudas e calças cargo, por exemplo, os logos podem ser bordados logo acima do bolso na parte de trás, ou logo abaixo de um bolso na parte da frente da cintura.
Bonés
Para os bonés, o logo pode ser aplicado em qualquer lugar, nas laterais, na parte de trás ou na frente e até na aba. A forma de aplicar o logo em bonés é geralmente através de bordado.
De todo modo, vale lembrar que não existem regras fixas, as posições de logo podem variar de acordo com o contexto e a mensagem a ser transferida. Tudo depende de uma junção entre uma boa estratégia de marketing, um bom design e bons fornecedores.
Estas são algumas dicas que podem ajudar, porém não deixe de ousar e fazer testes para ver como sua logo pode se comportar.