Por que usar uniforme em campanhas publicitárias?
Há uma velha máxima no mundo das vendas que diz: para ter bons resultados, é preciso que os funcionários “vistam a camisa da empresa”. Esse jargão não se refere somente ao empenho, mas indica que, literalmente, a vestimenta faz a diferença em campanhas publicitárias.
Quem gosta do trabalho que executa e age com alegria tende a compartilhar o seu orgulho com as demais pessoas, pois sente que faz parte de uma verdadeira equipe. Vários fatores podem colaborar para um bom clima organizacional — entre eles, o uso do uniforme.
Criar uma identidade para a empresa vai muito além de um site interessante ou palavras bonitas para definir a missão, a visão e os valores: a dedicação das pessoas em prol de um propósito vale muito. Sendo assim, vamos explicar como os uniformes podem ajudar nisso.
Qual a importância de uma equipe uniformizada?
A primeira resposta que vem à cabeça é dizer que a uniformização é um sinal de respeito para com os clientes, fornecedores e com a política interna da empresa. Funcionários que trabalham ostentando a logomarca no peito demonstram o profissionalismo que lhes foi confiado.
Porém, a padronização da forma com que os colaboradores se vestem dentro ou nas intermediações do ambiente corporativo está diretamente ligada com a autoridade da marca perante o mercado.
O uso do uniforme é o cartão de visitas da empresa, pois deixa claro que existe organização e proporciona visibilidade ao seu negócio. Caso seja uma empresa que trata de atividades de periculosidade, por exemplo, mostrar que os funcionários utilizam os EPIs, facilita a decisão dos consumidores quanto à responsabilidade.
Quais ações podem ser implementadas com o uso do uniforme?
Empresas que pensam diferente costumam encontrar soluções mais rápidas para aumentar o engajamento da equipe e vender melhor seus produtos ou serviços. Geralmente é o setor de Recursos Humanos que trata desse assunto, mas, de uns tempos para cá, o Marketing tem colaborado bastante para desenvolver boas estratégias nessa questão.
O uniforme é uma maneira bem mais em conta para divulgar a empresa do que muitos gestores possam imaginar. Pode ser utilizado em folders promocionais, catálogos informando os serviços da empresa, campanhas sociais, mensagens sobre a instituição e até em fotos com os colaboradores postadas na internet.
Além disso, o hábito do uniforme ajuda nos processos de recrutamento externo também, porque se os colaboradores têm um sentimento de bem-estar e espírito de equipe — naturalmente, indicarão as oportunidades de emprego para os amigos e conhecidos.
O que é preciso para escolher bons uniformes?
O planejamento estratégico de uma empresa passa por diversas decisões. A escolha do design do uniforme é um fator importante, pois deve proporcionar ao funcionário o conforto e a satisfação de vestir aquela roupa todos os dias.
É importante definir qual será o tipo de tecido para conferir satisfação e liberdade de movimentos; afinal, um uniforme desenvolvido com materiais de baixa qualidade ou tamanhos desproporcionais acabam desanimando os funcionários.
O estilo criado vai precisar de uma cor que transmita, de forma clara, qual a mensagem que a sua empresa pretende dar ao mercado. Infelizmente, nem todos se atentam a esse detalhe e acabam fazendo escolhas equivocadas e combinações que desagradam aos funcionários e aos clientes.
Uma loja de sapatos, por exemplo, se quer transmitir elegância, alegria e criatividade deve pensar na utilização de cores como o preto, o roxo ou o laranja. Todavia, a distribuição dos elementos da camiseta precisa estar em harmonia.
Fonte: Inovare