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Uniforme profissional em restaurantes: dicas e vantagens


Quem nunca passou pela frustração de entrar em um estabelecimento comercial, procurar alguém para pedir ajuda e não saber a quem recorrer?

Quando seus funcionários usam um uniforme profissional que identifique sua empresa, seja ela um comércio qualquer ou um restaurante, isso dificilmente irá acontecer!

Para quem gerencia um estabelecimento ou restaurante, sabe que o planejamento de cada detalhe é essencial para alcançar o sucesso e se livrar de problemas recorrentes.

Com isso, uniformizar os funcionários e ter cardápios bons e funcionais são pontos que devem ser pensados.

A importância do uniforme profissional

Ter um uniforme profissional com a sua logomarca é essencial tanto para identificar seus funcionários – afinal, você quer que os clientes saibam para quem fazer os pedidos – quanto para as questões de segurança e higiene do trabalho.

Na indústria de alimentos, normalmente quem trabalha no preparo dos alimentos na cozinha usa uniformes chamados de dólmã na cor branca, para demonstrar limpeza e facilitar a visualização no caso de sujeira e sua consequente troca, caso necessário.

Alguns restaurantes ou hotéis também possuem o nome e o cargo (chefe de cozinha, subchefe, etc.) do funcionário bordado no dólmã.

Os calçados também costumam ser na cor branca e normalmente de borracha para evitar quedas, mas também são utilizadas botas de segurança com bico de ferro e solado antiderrapante (normalmente conhecidas como botas EPI) que buscam proteger o pé em caso de acidentes.

Funcionalidades do uniforme profissional

No salão do restaurante, a principal função do uniforme profissional é diferenciar as pessoas que trabalham lá de quem é cliente, facilitando assim a identificação dos funcionários por quem deseja fazer um pedido ou apenas consultar o garçom para obter informações sobre o cardápio.

A identidade visual também é muito importante.

Se o seu logotipo estiver presente também no uniforme dos garçons, com certeza seu público lembrará mais facilmente de sua marca.

Os aventais, além de evitarem que a roupa de baixo (que também pode ser parte do uniforme) se suje, podem ser adaptados com espaços para que o garçom sempre tenha um saca-rolhas ou um abridor de garrafas à mão.

Também podem ter até mesmo bolsos no estilo “canguru”, onde o garçom pode levar várias garrafas ou latas de uma só vez em bares onde há muita demanda de bebidas.

O uniforme profissional e seus funcionários

Quem não gosta de usar uma roupa bonita?

Um uniforme profissional que seja belo além de confortável trará motivação à sua equipe, que ficará orgulhosa e se sentirá à vontade para trabalhar com um visual agradável.

Tenha em mente que além do cardápio e da decoração, seu uniforme deve ser bem pensado para combinar com a proposta de seu restaurante.

Se a proposta de seu estabelecimento é ser um local mais descontraído, seu uniforme deve ser condizente com isso.

Assim como se seu restaurante for um lugar mais formal, a roupa dos funcionários deverá seguir esse mesmo padrão.

Um uniforme profissional devidamente planejado transforma seus funcionários em uma verdadeira equipe.

Passa um sentimento de profissionalismo tanto para eles quanto para os clientes, que ficarão tranquilos e sempre saberão a quem chamar quando precisarem de algo, o que deixa uma sensação de bom atendimento.

Resumindo, usar uniformes profissionais no seu restaurante é importante por quê:

  • Reforça a sua identidade visual mediante seus clientes

  • É um acessório higiênico

  • Remete a um ambiente profissional

  • Facilita na identificação dos garçons para fazer os pedidos

  • Motiva e faz com que seus funcionários se orgulhem de onde trabalham

Fonte: Blog Loja Brazil

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