Não estrague suas roupas de treino: saiba quais os cuidados na hora da lavagem.
![](https://static.wixstatic.com/media/060cbc_687c506366e644e6b2305ca495cd0fc6~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_800,al_c,q_85,enc_auto/060cbc_687c506366e644e6b2305ca495cd0fc6~mv2.jpg)
As roupas esportivas fazem parte do seu kit de equipamentos e também necessitam de cuidados para proporcionar melhor desempenho e conforto. Seja qual for a sua modalidade, aprenda aqui como lavar roupa de ginástica e outras dicas para aumentar a vida útil dos seus macacões, shorts e bermudas esportivas. Saiba mais!
Atenção ao tecidos sintéticos
A maioria das roupas de ginástica são feitas a partir de fibra poliamida (nylon) ou de lycra-elastano, que são materiais que favorecem a flexibilidade e auxiliam a transpiração durante a prática de atividades esportivas. Geralmente, estas malhas podem ser lavadas na máquina, mas é necessário cuidados para o tecido não desbotar e deformar. Veja alguns deles:
- Siga as recomendações de lavagem e secagem nas etiquetas das roupas.
- Procure lavar peças de elastano ou nylon em água fria e no modo suave.
- Use sabão neutro ou sem alvejante.
- Para evitar que a roupa de ginástica perca a forma ou a elasticidade durante a lavagem, use sacos protetores ou fronhas de travesseiros presas por um nó na ponta.
- Prefira secar ao ar livre. Alguns itens de nylon chegam até a derreter se expostos à altas temperaturas. Por isso, verifique sempre a etiqueta.
- Se precisar passar a peça para tirar vincos, coloque um pano por cima da roupa e passe o ferro pré-aquecido em temperatura baixa.
E lembre-se:
- Nylon e lycra-elastano na cor branca: podem ficar de molho por 30 minutos em uma solução de água, vinagre e bicarbonato. Além de ser ótima para tirar cheiro de suor, esta receita evita o aparecimento de manchas amareladas.
- Nylon e lycra-elastano coloridos: lave essas roupas separadamente e evite o molho, pois as peças podem manchar. Para eliminar odores e desinfetar a roupa, acrescente o vinagre à lavagem. Use um copo de vinagre para cada 5 litros de água.
- Já para conservar roupas em tecido dry-fit, procure fazer a lavagem no modo suave, utilizando água fria e sabão neutro. Não se esqueça: estas malhas não devem ir à secadora e o uso do ferro não é recomendado. Prefira secar à sombra e use pregadores de madeira para não desfiar o tecido.
Outras boas práticas para cuidar das roupas e acessórios de ginástica
Para minimizar a ação de bactérias e fungos, não deixe as roupas de ginástica úmidas dentro da bolsa. Se não for lavar estas peças imediatamente, procure estendê-las em um local arejado antes de colocar no cesto.
Como normalmente se transpira muito nas meias e camisetas, é recomendado deixar estes itens de molho em uma solução de sabão e água por meia hora. Depois é só lavar como de costume.
Troque as toalhas e as roupas de ginástica diariamente. Os bonés e outros acessórios também devem ser lavados regularmente.
Alterne os pares de tênis para prevenir o aparecimento de fungos e bactérias causadores de mau cheiro e micoses. Sempre que possível, areje os calçados e use talco antisséptico para evitar odores de transpiração.
Fonte: Mulher de Aço