top of page

Que roupas vestir para encarar o frio extremo?


Seja lá qual viagem você for fazer, você deve idealmente se preparar de antemão para algumas situações que vá enfrentar.

Para o calor, basta usar roupas leves ou mesmo tirá-las e hidratar sempre. Mas e para o frio extremo, o que fazer? Quem acha que é só se agasalhar, não está de tudo errado, mas há algumas dicas básicas e importantes para os aventureiros que curtem destinos gélidos.

Já tinha visitado lugares bastante frios e pegado temperaturas de até -17ºC, mas no mês passado tive uma nova experiência e vivi -40ºC no norte da Suécia. Após passar meus perrengues por causa do frio, resolvi criar esse post e dar umas dicas válidas com base nas minhas vivências com frio extremo.

O que é frio?

Aquela máxima que diz que frio é psicológico não está tão errada assim. De fato, a sensação de frio é relativa e varia de pessoa para pessoa. Obviamente, os gordinhos sentem menos frio por que o tecido de gordura serve como uma manta térmica. Neste caso, levamos vantagem em cima dos magrinhos na hora de se agasalhar!

No entanto, eu diria que abaixo de 15ºC já começa a incomodar até mesmo quem está acostumado com frio, por que não adianta, frio é frio e não existe frio gostoso na minha opinião. Aquela brisa que você fala que é deliciosa é outra história.

Como me agasalhar?

Quem acha que para se proteger do frio basta vestir umas 3 ou 4 blusas, dois pares de meias, luvas tricotadas pela avó e mais um ou outro acessório que sua mãe o deu, tome cuidado!

Para um frio de até uns 10ºC pode até estar ok, mas abaixo disso, a brincadeira começa a ficar mais séria e você vai precisar usar a tecnologia ao seu favor.

Roupas

1ª Camada – segunda-Pele (Isolamento) – Essa camada deve ser bem rente à pele, tipo roupa de nadador ou mergulhador, sem nenhum espaço entre pele e roupa.

A ideia aí é manter a temperatura do seu corpo e deixar que a pele respire.

Mas lembre que a composição da sua blusa é o que vai mandar na hora da compra. Recomendo fibra natural (Lã de Merino) ou poliéster hidrofóbico (PrimaLoft) para frio intenso e PolarStretch para frio moderado. Mas tem materiais mais baratos, como o poliéster, poliamida (nylon), expandex, etc.

2ª Camada – Fleece ou térmica (aquecimento) – Aqui, é tecnologia pura. Um tecido fino, leve, polimérico e que consiga ser quente.

Os materiais recomendados são a lã e o fleece (material para isolamento térmico).

Lembre-se no ato da sua escolha que eventualmente irá entrar em locais mais quentes e talvez queira tirar uma das camadas para não sentir muito calor. Então, também é conveniente fazer sua escolha de vestimenta pensando no lado estético.

3ª Camada – Camada Externa (Impermeável e Corta-Vento) – Na sua empreitada pelo frio, é muito importante que você tenha uma camada impermeável e corta vento. Nunca se sabe quando choverá ou se estará ventando no local para onde vai.

A sensação térmica varia muito em função do vento, pois ele carrega calor das superfícies, abaixando a temperatura de um ambiente.

As costuras, bolsos e zíperes desses casacos são feitos de forma que não passa ar por eles, mantendo a temperatura das camadas inferiores e do corpo.

Ainda, há opções de casacos mais finos e outros com enchimentos, que também ajudam a esquentar e podem eliminar a necessidade da segunda camada de roupas.

Para as pernas

Para as pernas não é muito diferente. Com base na regrinha das três camadas que mostrei acima, você fará sua avaliação da situação da sua viagem e definirá como cobrir a parte debaixo do corpo.

Eu particularmente não sinto tanto frio nelas, então não uso as três camadas. Mesmo por que elas podem tirar um pouco da sua mobilidade e conforto.

Quando enfrentei -17ºC na Capadócia, uma calça jeans foi suficiente para suportar o frio nas pernas. Mas lá não ventava tanto. Já na Noruega, a temperatura estava próxima a -23ºC e venta um pouco, o que fazia o frio incomodar mais e para esquentar tive que usar uma calça legging por baixo da jeans. Já na Suécia, o vento era tão forte que a temperatura caiu a -40ºC tornando inútil qualquer roupa que eu tivesse levado.

Acessórios

Os acessórios também são cruciais para enfrentar frios extremos, pois acreditem, as extremidades do corpo podem esfriar a ponto de perder a circulação sanguíena e necrosar.

Touca – O segredo é cobrir a cabeça e as orelhas. Há gorros de todos os formatos e materiais. Escolha um do seu gosto e seja feliz.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone Google+
bottom of page