Como são produzidas as camisas esportivas?
![](https://static.wixstatic.com/media/060cbc_ee970bb720064635bedc0a83bc39f343~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_800,al_c,q_85,enc_auto/060cbc_ee970bb720064635bedc0a83bc39f343~mv2.jpg)
Conforto, praticidade e elasticidade são as principais características que um atleta procura em um uniforme, principalmente no caso das camisas esportivas. E não são somente nos campos, nas quadras e nas academias que estas peças são usadas. Muitos torcedores ou praticantes de esportes também adquirirem produtos de seus times favoritos e marcas registradas. O estilo confortável, moderno e esportivo tem atraído a atenção dos consumidores, impulsionando a sua fabricação nas confecções de roupas e expandindo as vendas deste setor.
Essa vestimenta ganha cada dia mais importância no mercado da Moda Sport e Fitness. Essas peças são desenvolvidas especialmente para aumentar a proteção, auxiliar na troca de calor e na absorção do suor. Apesar de cada modalidade exigir uma determinada qualidade de tecido, hoje em dias essas camisas são desenvolvidas para atender a todas as demandas de cada esporte. Mas, afinal de contas, como são produzidas as camisas esportivas?
Tecnologia a Favor da Estamparia
A técnica mais utilizada para a aplicação de sublimação de roupas esportivas é um processo de estamparia que transforma o material sólido em vapor, sem deixar passar para o estado líquido. Trata-se de um método muito eficiente, tornando as peças produzidas mais resistentes à lavagem, temperaturas extremas e arranhões. Logos, símbolos e brasões são estampados com alta qualidade, brilho e não se desgastam com o uso diário.
PowerFilm
Tecidos sintéticos e de algodão são leves e deixam o esportista transpirar naturalmente. Para a aplicação de estamparia nesses tecidos, há uma técnica eficaz, que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário esportivo: a impressão em PowerFilm TOTAL PRINT. O processo é tido como um dos mais modernos e oferece um produto de qualidade impecável e a um custo baixo, se levar em consideração outros métodos.
O PowerFilm TOTAL PRINT utiliza um filme para plotters de recorte. ESSAS BOBINAS de filmes são preparadas, recortadas e aplicadas, de acordo com a imagem escolhida. Assim é possível personalizar produtos como camisas, agasalhos, calças, bonés e moletons. Existe uma gama de cores e texturas disponíveis que vão do dourado até o prateado e estampam mantas e até teflon.
Uma maneira simples de recortar e prensar
Este processo é feito através de uma ferramenta chamada de Plotter de Recorte e uma pequena prensa para transferência. A sublimação de roupas esportivas acontece em etapas. Primeiro pode-se escolher o PowerFilm que melhor se adequa à sua marca, brasão ou logo. O próximo passo é o posicionamento do filme juntamente com a Plotter de Recorte, e depois é escolhida a força do corte. O corte espelhado é um dos mais utilizados, assim todos os detalhes serão sublimados com perfeita exatidão.
É imprescindível usar sempre lâminas em bom estado para que o recorte saia com qualidade. No momento do depile é necessário utilizar uma pinça que, quanto melhor o ajuste no Plotter de Recorte, melhor sairá a estampa. Caso algum detalhe se desprenda da camisa, ele poderá ser recolocado manualmente. Para prensar, é preciso pré-aquecer a base com uma pressão de 3 segundos, assim tirando a umidade do tecido, de modo que o PowerFilm ficará fixado na peça e em seguida deve-se destacar o liner a frio.
Com essas técnicas, as camisas esportivas conseguem ser confeccionadas com alta qualidade de impressão, bom custo-benefício e durabilidade. O processo proporciona um ganho de tempo, tanto em pequenas quanto em grandes tiragens, podendo-se estampar diferentes tipos de logos, símbolos e até os próprios brasões de times.
Fonte: Embaplan