Estrelas na camisa de futebol: Qual o significado delas?
As constelações nos uniformes dos times brasileiros são um elemento de destaque, isto todo mundo sabe. No entanto, o que muita gente não sabe é que as estrelas têm significados diferentes. Acontece também de as constelações aparecerem em uma época e serem retiradas depois, com a troca dos uniformes.
O Corinthians, por exemplo, só tem estrelas na camisa de 1990 para cá. As menores simbolizam os títulos do Campeonato Brasileiro, as maiores os Mundiais de Clubes da Fifa.
A constelação do Cruzeiro, como era de se esperar, representa o cruzeiro do sul, que inspirou o nome da equipe em 1942, quando o time deixou de se chamar Palestra Itália. A famosa estrela solitária do Botafogo é o símbolo mais famoso do time e fica entre outras quatro, lembrando os quatro campeonatos cariocas do Fogão.
A do Atlético Mineiro é uma lembrança do Campeonato Brasileiro conquistado em 1971. Porém, de 1987 a 1999, o Galo já teve outras duas estrelas vermelhas bordadas junto ao escudo. Elas simbolizavam os dois títulos da Comebol, campeonato que não existe mais.
Em outros países a história é outra. Na Itália, um time só pode bordar uma estrela após conquistar 10 vezes o Campeonato Italiano de Futebol. Na Espanha, Inglaterra, Alemanha e Argentina, as constelações não são usadas entre os times. Já as seleções de todo mundo, tradicionalmente, carregam estrelas no peito simbolizando o número de vezes que levantaram a taça de campeões do mundo.
Por falar nisso, qual país será que ganha mais uma estrela em 2018?
Fonte: W3 Uniformes