Mudança de uniforme de agentes do Segurança Presente gera polêmica
![](https://static.wixstatic.com/media/060cbc_34257b702eb249d2937e4c68f3d293af~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/060cbc_34257b702eb249d2937e4c68f3d293af~mv2.jpg)
PMs passariam a usar farda em vez dos uniformes coloridos. Anúncio teria sido feito pela Secretaria de Segurança.
proposta de mudança do uniforme dos agentes do programa Segurança Presente está gerando polêmica entre os moradores dos bairros onde eles atuam. Como mostrou o RJTV, a informação sobre a mudança dos uniformes circulou em grupo de whatsapp formado por coordenadores do projeto e moradores. Um dos coordenadores disse que foi informado pela Secretaria de Segurança sobre o uso das fardas pelos policiais militares que estão no programa.
O medo é que a mudança seja uma ameaça ao que está funcionando bem, já que o colete colorido e o boné já viraram referência para identificar os policiais e agentes da Operação Segurança Presente.
"Eu acredito que isso vai descaracterizar as pessoas que foram treinadas para participar desse projeto. É um projeto que vem dando certo e, futuramente, se você tiver um policial que era do projeto fardado, você perde o referencial", disse o empresário Luiz Eduardo Coimbra.
No programa, o trabalho de prevenção e abordagem nas ruas é feito por policias militares da ativa, policiais reformados, e agentes civis que vieram das Forças Armadas. Todos receberam treinamento para fazer parte do projeto e conseguiram estabelecer uma relação de confiança com os moradores.
"É uma ameaça ao programa. Atualmente, o programa como está funciona muito bem. Nós não temos problemas de segurança pública ali. Sugiro que as autoridades se preocupem com locais onde necessitam de uma atenção, onde a segurança não funciona", comentou a moradora do bairro do Flamengo Marisa Dreys.
A reportagem do RVTV conversou com alguns policiais que confirmaram ter recebido esse aviso dos coordenadores. Eles não quiseram gravar entrevista, mas disseram que não aprovam o uso de fardas no programa.
Segurança Presente atua em 5 bairros
A Operação Segurança Presente funciona no Centro, na Lapa, no Aterro do Flamengo, na Lagoa e no Méier.
As cores dos coletes mudam de acordo com o bairro e, nesses locais, os índices de criminalidade caíram significantemente.
No Centro, segundo a Secretaria de Governo, os roubos de celulares diminuíram cerca de 80%. Na Lagoa, os coordenadores dizem que conseguiram zerar os casos de roubos a turistas e de bicicletas.
Fonte: G1