O que fazer com uniformes que não cabem mais?
![](https://static.wixstatic.com/media/060cbc_0449b9d02bb7452db1f14e0bea3864c7~mv2_d_2123_1260_s_2.png/v1/fill/w_980,h_582,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/060cbc_0449b9d02bb7452db1f14e0bea3864c7~mv2_d_2123_1260_s_2.png)
As crianças crescem, os braços encompridam, as pernas ficam mais longas e, quando você perceber, os uniformes escolares já não estão mais servindo. Dependendo da idade da criança, é comum que em um ano ela perca suas roupas pelo crescimento. E aí surge a dúvida: o que fazer com os uniformes que são servem mais?
Não é porque as camisetas, calças e shorts do uniforme escolar não servem mais para a sua criança que essas peças não servem mais para ninguém. Muito pelo contrário! Se o cuidado com o uniforme sempre existir, lavando, secando, passando e guardando da maneira correta, as peças vão se manter em bom estado e podem ser muito úteis para outras crianças.
Saias, shorts e casacos de elanca duram por anos! Camisetas de algodão, quando bem cuidadas, também duram bastante. Por isso, quando o uniforme do seu filho não estiver mais servindo, nada de jogar as peças fora! A opção mais inteligente é passá-lo a outra criança. Quer saber como fazer isso? Continue lendo!
O que fazer com os uniformes que não cabem mais?
1 – Entre em contato com a escola
Você pode perguntar na própria escola se eles já têm algum sistema de troca ou venda de uniformes usados. Algumas creches e colégios recolhem os uniformes usados e distribuem para outros alunos, novos ou mais carentes. Também há escolas que guardam os uniformes para situações em que alguma criança se suja e precisa trocar de roupa durante o dia.
2 – Converse com os outros pais
Se a escola não possui nenhuma iniciativa a respeito, uma boa ideia é conversar com os pais de outros alunos e, juntos, pensarem em uma solução. Vocês podem organizar, anualmente, um bazar de venda e troca de uniformes. Para isso, estabeleça uma data, um local (pode ser que a própria escola ofereça um espaço) e defina os preços e regras de troca. Depois, espalhe os convites entre os outros pais para que bastante gente compareça ao evento. Certeza que vai ser um sucesso!
3 – Use as redes sociais
Cada vez mais as redes sociais estão sendo usadas para fazer brechós. Que tal criar um grupo fechado, com os pais de alunos, e colocar as vendas por lá? Cada pai pode anunciar as peças que está vendendo ou doando, informando o tamanho e estado de conservação das peças, e todos os outros poderão visualizar. É uma maneira prática e acessível de fazer as trocas!
As trocas e revendas de uniforme são uma maneira muito consciente de consumo! Além de poder comprar peças por um preço mais acessível, você também pode recuperar o investimento da compra quando fizer a sua venda. Mas claro, para isso, lembre-se sempre de cuidar muito bem dos uniformes! Afinal, ninguém quer receber peças em mau estado, não é mesmo