top of page

Importância dos uniformes para restaurantes!


Por trás de toda a estética do uniforme existe importantes características com finalidades específicas, sendo essenciais dentro de uma cozinha. Composto por dólmã, avental, calça, sapato antiderrapante e toque, é inevitável que alguém vá a um restaurante e não reconheça o chef pela sua vestimenta.


A dólmã foi inventada pelos monges franceses, já passou por vários processos de modernização e adaptação. Acredita-se que a peça foi “reinventada” e mudou de função apenas no século XVIII, por Marie-Antoine Carême, o qual modernizou a vestimenta e também por Escoffier, que evidenciou a importância de usa-las na cozinha.


A utilizada hoje geralmente é branca, sendo uma das peças mais marcantes de um chef. Geralmente são feitas de algodão e de cor branca que auxilia na absorção de líquido, calor e vapor, servindo para proteger o corpo. O tamanho da manga pode variar entre longa, ¾ e curta, sendo o mais indicado a de manga longa por questões de segurança. Além disso, os botões frontais são de pressão para maior agilidade na troca de possíveis emergências.


As calças para os cozinheiros devem ser xadrez pois ajudam a esconder eventuais manchas. Já a do Chef deve ser preta, feita de tecido Oxford, passando uma ideia de superioridade.


Foi através de Luis XIII que o toque, em francês “touca branca” ou popularmente conhecido como “chapéu do Chef”, foi introduzido nas cozinhas. A princípio seu objetivo era evitar a queda de cabelo na comida, porém com o passar do tempo foi ganhando diversos significados na França, como por exemplo, sua altura e formato, refletindo a hierarquia na cozinha.


A altura do toque remete ao nível de sabedoria do cozinheiro, sendo que o toque mais alto se direcionava ao Chef, cargo de superioridade na cozinha. Há um mito francês que diz que cada prega representa uma maneira de se fazer um ovo, o máximo que se pode chegar, de acordo com esse mito, são cem pregas, ou seja, cem maneiras de cozinhar um ovo.


O avental é tão importante quanto as outras peças, pois evita que a dólmã suje excessivamente. Seu modelo pode ser de cintura ou de corpo inteiro. Por influência de ingleses e norte-americanos, em algumas cozinhas adotou-se o avental azul com a filosofia de que aquele que o usa será sempre um aprendiz.


O sapato de segurança, obrigatoriamente feito de borracha ou de couro, é sempre fechado e possui sola antiderrapantes, evitando possíveis acidentes, possuindo uma forma confortável para as horas de trabalho em pé.


Os uniformes possuem suas curiosidades atrativas. Antes mesmo de ser introduzido na cozinha, o mesmo formato era utilizado como roupa militar, isso se dava pelo fato de que a doutrina aplicada no militarismo turco deveria ser a mesma na cozinha. Outra curiosidade, é que por mais que seja um mito a produção de cem ovos diferentes, há relatos da existência de mais de 130 receitas de ovos!


Um bom cozinheiro, sempre opta por uniformes de qualidade garantindo sua segurança dentro da cozinha.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone Google+
bottom of page