Qual o sapato ideal para o seu ambiente de trabalho?
Parece um pequeno detalhe, mas essa resposta faz toda a diferença na sua qualidade de vida. Dores na coluna, joelhos, pés, entre tantos outros problemas ortopédicos, podem ser evitados com uma simples medida: a utilização do calçado correto.
Quem trabalha em pé, o dia inteiro, não deveria usar o mesmo tipo de sapato que as pessoas que passam todo expediente sentadas. Mas, na prática não é isso que acontece. Assim como cada carreira demanda habilidades específicas (em alguns casos até uniforme) cada ambiente de trabalho pede um tipo de sapato. Imagine uma médica fazendo visitas aos pacientes com os pés doendo devido às incômodas e barulhentas sandálias de salto alto… Pense em como isso afetaria seu trabalho. Sem contar, que a expressão de dor na face dela causaria uma péssima impressão para os pacientes e familiares, não é mesmo?
Calçados profissionais de segurança precisam de certificação. Os calçados profissionais também podem ser uma questão de segurança. Os sapatos considerados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são capazes de garantir a proteção contra agentes térmicos, escoriantes e cortantes, umidade, respingo de produtos químicos e até choques elétricos. Com o intuito de prevenir acidentes de trabalho, o Ministério da Saúde determinou seu uso para certas profissões. Mas, a realidade é que independente dessa obrigatoriedade, os pés sempre precisam de atenção especial. Então, investir em conforto, qualidade e segurança é sempre o recomendado (ainda mais para o período em que você está trabalhando). Em hospitais, o ideal é o uso de propés (protetor para sapato) com sapatos fechados, afinal a exposição a diversos agentes, entre outros riscos, é constante.
Quem trabalha com produtos químicos como biomédicos, o uso de botas antiderrapantes é fundamental. Sapatos impermeáveis e resistentes são indispensáveis para lidar com agentes químicos agressivos e também em locais úmidos ou com muita lama. Atenção porque não é qualquer calçado que é EPI. A diferença é que para serem considerados Equipamentos de Proteção Individual é preciso aprovação em inúmeros testes. Dessa forma, eles realmente estão aptos a garantir a segurança do trabalhador e recebem o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho (CA).
Você sabe como higienizar os calçados profissionais obrigatórios para o seu cargo?
Prevenir infecções causadas por micro-orgamismos através da limpeza é fundamental, em qualquer local de trabalho, principalmente nos hospitais, clínicas e estabelecimentos ligadas a saúde em geral. Para isso, é preciso manter o ambiente sempre limpo. Isso inclui não só as instalações, mas também os equipamentos. Com o EPIs não é diferente. É preciso utilizá-los somente no trabalho e ao fim do expediente, a higienização é necessária.