Dicas para os atletas aproveitarem o finalzinho das férias
![](https://static.wixstatic.com/media/060cbc_6fa342c2168a4b8c9cc37f22be39462f~mv2_d_2171_1223_s_2.png/v1/fill/w_980,h_552,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/060cbc_6fa342c2168a4b8c9cc37f22be39462f~mv2_d_2171_1223_s_2.png)
Você é daquelas pessoas que se diz sedentária, mas que na verdade joga um futebolzinho, faz uma corrida ou sai por aí praticando alguma atividade física uma vez a cada sete dias? Então você é mais conhecido como Atleta de Fim de Semana.
Porém, essa alta intensidade aliada à pequena regularidade das atividades pode ser perigoso. É claro que, “mexer” o corpo é sempre bom e sim, necessário! Mas é preciso tomar nota de alguns riscos que você pode correr. É a realidade. Ao invés disso, você pode readaptar suas atividades, até que isso não se torne um risco para a sua saúde.
Para que você tenha conhecimento sobre esses cuidados aqui vão alguns deles. Além disso, queremos deixar dicas que vão te ajudar bastante na hora de escolher a atividade física certa para cada momento.
Cuidados:
- A falta de acompanhamento profissional já torna a prática insegura, devido o não conhecimento do que é certo e errado.
- Fazer exercícios físicos extenuantes apenas de vez em quando é errado, podendo causar várias lesões. Esportistas que não tem os músculos preparados acabam no pronto socorro ou no consultório de um ortopedista.
- O organismo precisa da regularidade para obter os ganhos que os exercícios oferecem. Se você não pode, pelo menos, caminhar quatro vezes por semana, não adianta querer tirar o atraso no fim de semana. Dependendo do caso, a sobrecarga pode ser muito grande e acabar ocasionando alguma lesão.
- Crises de hipertensão, desidratação e malsúbito devido a sobrecarga de exercícios podem ser resultados desastrosos para esse tipo de “Atleta”.
Dicas:
- Procure um médico e faça todos os exames clínicos necessários para saber como anda a sua saúde, como problemas de diabetes e cardiovascular.
- Procure também profissionais como educadores físicos, que podem lhe aconselhar sobre as etapas a serem percorridas nos treinos.
- Entre ficar parado e praticar exercícios físicos apenas nos dias de lazer, a orientação é se exercitar. O cuidado, então, será praticá-los de forma moderada e com conhecimento técnico básico.
- Não se exercite em jejum. O ideal é se alimentar aproximadamente duas horas antes do exercício, assim você tem combustível suficiente para a atividade.
- É importante que, quando você estiver se exercitando, você esteja hidratado. Beba água antes, durante e depois!
- Você deve preocupar-se em utilizar todo o equipamento adequado para a sua prática esportiva, pois isto além de estar relacionado a sua segurança, melhora a sua performance no esporte. Utilize tênis adequados, roupas que absorvem o suor, e, dependendo da atividade, itens de segurança como capacete, cotoveleiras, joelheiras são fundamentais.
- No caso de corridas, se você nunca correu, comece com uma caminhada.
- Para os boleiros de plantão, de cinco a dez minutos de caminhada, por exemplo, já é suficiente para deixar o seu corpo preparado para o exercício.
- O resfriamento e o alongamento após o exercício é tão importante quanto o aquecimento no início do exercício. Gradualmente, vá diminuindo a intensidade do exercício e ao final, cuidadosamente alongue os músculos.
- É extremamente importante respeitar os limites físicos. A respiração ajuda a perceber se você não está forçando a barra. Quanto mais ofegante, maiores são os riscos.
Depois desses alertas, dê importância para a sua vida. E claro, não deixe de jogar o seu futebol, apenas siga essas regras e garanta uma vida saudável e sem correr riscos.
Fonte: Personal